Mensagem do pároco › 06/05/2014

Salve Maria

Salve Maria

 

Quando eu era adolescente, li o livro Maria no meu caminho, de dom Hélder Câmara. Faz parte da minha lista de livros inesquecíveis. São poemas dirigidos a Nossa Senhora repletos de delicadeza, de carinho, de simplicidade de filho e devoto e de um testemunho comovente da presença de Maria na vida desse saudoso bispo. Uma das coisas que recordo, pois já não consigo encontrar esse livro, são os nomes diferentes e pitorescos que ela deu à Maria acrescentando outros títulos à ladainha de Nossa Senhora.

E eram títulos como Professora das professoras, Conforto das mães com filhos doentes…Ou seja, ele trazia a Mãe do Céu para próximo da caminhada dos filhos peregrinos dessa terra. Maria é um ícone para nossa humanidade. Ela é exemplo de abertura ao Reino de Deus, de servidora, de missionária e uma esperança de que também chegaremos à glória, pois ela chegou. Sua humanidade faz-nos ser muito próximos dela e, se cuidou de Jesus, ela pode cuidar e interceder por nós hoje.

Estamos em plena festa de nossa padroeira Nossa Senhora de Fátima. Reverenciemos nossa mãe do céu com nossas preces e com nossa adesão cada vez mais profunda do evangelho de seu filho Jesus e nosso Senhor. O Evangelho de Jesus é nossa alegria como foi e é a alegria de Maria.

Termino esse artigo com um dos poucos poemas que me recordo desse livro que citei e que fala de Nossa Senhora sob o título de Aparecida:

 

“Dos teus santuários mais célebres, dos teus centros de romaria, existe algum mais humilde do que este aqui? Em Lourdes, tu mesma falaste a Bernadete. Em Fátima, conversaste, em pessoa com os pastorinhos. Na Salete, choraste, de verdade, ao lembrar a maldade dos homens… Na minha terra, apareceu uma imagem tua, pequenina e feia, humilde e sem esplendor. Não foi preciso mais para que de longe acorressem peregrinos, pois não basta a tua sombra, comove-nos tua imagem. Felizes os que não viram e creram… Santa Maria, Mãe de Deus, recompensa-nos a fé na hora de nossa morte. Aparece-nos, Aparecida! Leva-nos em romaria aos santuários do céu!”

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *