Mensagem do pároco › 18/03/2014

Inspirados na caridade

Inspirados na caridade

 

A paz é um desejo de todo ser humano. Mas nunca podemos esquecer que essa tem de ser inspirada pela caridade. E não é no sentido de filantropia que essa palavra passou a expressar. Caridade no sentido bíblico-teológico traduz o amor incondicional, gratuito, totalizante, includente de Deus. Só é possível construir ou concretizar a paz quando houver amor incondicional, gratuito, totalizante, includente como o de Deus.

O fruto dessa ação, dessa postura é a paz. Ou seja, é a não necessidade de fronteiras, de cadeias, de declaração de direitos, de classificação humana, de ajuda humanitária, pois cada pessoa vai contar, ser considerada, ser valorizada, ser amada simplesmente por ela existir. Parece utopia, mas foi assim que Jesus agiu, foi isso que ele pregou e anunciou, foi por isso que ele morreu e foi ressuscitado e glorificado pelo Pai. Portanto, essa é a nossa herança cristã, é essa a nossa missão seja cotidiana, seja continental.

Se é difícil, não é impossível. Milhares de homens e mulheres buscaram viver por isso e, alguns, a Igreja os reconheceu como exemplos. São nossos santos e santas. Mas, essa ação de amor gratuito muitas vezes foi vivenciada por homens e mulheres de outros credos e até por quem se declarou ateu. Não se sinta salvo porque você conheceu Jesus. A salvação está na ação de amor inspirado em Jesus.

Que o Espírito Santo de amor conduza-nos para essa salvação sempre. O amor precisa acontecer e ser prática na nossa vida hoje, já, sem desculpas.

Boa semana e minha benção.

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *