Mensagem do pároco › 03/06/2014

Evangelizar

Evangelizar

 

Como a maioria da paróquia sabe, eu nasci no interior de Minas, em Formiga. Fui criado numa casa que fica super próxima à Igreja Matriz da cidade. Da sacada de minha casa dava para participar das missas campais e era muito comum escutar ainda na cama, no domingo, a homilia do padre, por causa do eco. Na minha cidade natal, as pessoas ainda passam em frente da Matriz e benzem-se sem vergonha de ter fé, como diz a música do pe. Zezinho. Aqui também vejo algumas pessoas fazendo esse gesto e muitos pedem benção ao padre sem vergonha do local em que esteja.

Digo isso, porque a Igreja há muito tem pedido que sejamos evangelizadores e o papa Francisco tem nos convocado a todos para acolher, evangelizar, buscar nossos irmãos afastados, fazer a Igreja ser um local de portas abertas. Vibrei com a exortação apostólica do papa Francisco, A alegria do Evangelho, com essa ideia linda de resgatar nos batizados o valor da fé, da vivência na comunidade, do ser missionário de cada cristão, de testemunhar a alegria de seguir Jesus. Não ter vergonha e dar razão de nossa esperança, de nossa fé.
Para mim, evangelizar é estabelecer o Reino de Deus, essa transformadora e libertadora proposta de Jesus, na vida da pessoa e consequentemente nos ambientes da sociedade. Quanto mais entendemos o Evangelho e deixamo-nos impregnar por ele em nosso ser e nas nossas ações, mais sentido encontraremos na vida e seremos agentes de transformação da sociedade. Ou seja, seremos missionários. Ou melhor, discípulos-missionários.

Boa semana.

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *