Notícias da Paróquia › 16/10/2013

Grupo de mães

ESSA 2

O Grupo de Mães é uma oficina de artesanato, onde homens e mulheres aprendem e se divertem com várias atividades manuais.

Tricô, crochê, tear, bordado com fita, costura, pintura em tecido e apliquée, são as oficinas que são realizadas atualmente, mas nada impede que alguma integrante do grupo que tenha aprendido alguma coisa nova e resolva compartilhar algum novo conhecimento com as demais, o que é muito comum de acontecer.

Suas atividades acontecem fielmente há mais ou menos 18 anos. As reuniões são realizadas todas as quartas feiras das 8 às 10hs, no salão que fica nos fundos da Igreja Matriz.

Nas reuniões desse grupo o bom humor é uma das marcas registradas, e a faixa etária das integrantes vai dos 30 até os 80 anos, e tem uma média de 30 pessoas em cada encontro. Cada participante paga uma taxa simbólica de 10 reias por mês para participar das oficinas.

Todo o material utilizado nas oficinas artesanais são os próprios alunos que levam e as peças que são produzidas ficam com quem confeccionou. Elas se reúnem para trocar experiências, bater papo e principalmente fazer seus lindos e criativos artesanatos.

“Além de nossas oficinas artesanais, que são muito importantes na vida de nossas alunas, a confraternização e o bate papo entre elas rola solto, e realmente serve como uma terapia para algumas delas, temos o caso de algumas senhoras que participam conosco mais para colocar as conversas em dia e interagir com as outras pessoas”, ressalta Terezinha Silva Santos de 67 anos que é coordenadora, professora e tesoureira do Grupo de Mães há 10 anos.

Terezinha disse ainda que “com as contribuições financeiras do grupo já ajudamos muito em reformas e aquisições de peças para a igreja como foi o caso dos vitrais da capela do Santíssimo e do data show, além disso, doamos peças artesanais para os bingos da paróquia e fazemos bazares com artesanatos que produzimos para angariar fundos para a igreja e somente não realizamos tantos bazares como antes por falta de pessoas para nos ajudar”.

Superando Adversidades

As oficinas de artesanatos são classificadas por algumas integrantes do grupo como uma forma de terapia, principalmente para as pessoas que já fazem parte da melhor idade. Já houve casos de senhoras que começaram a fazer as oficinas por que estavam com algum tipo de depressão e conseguiram superar suas doenças.

“Quando perdi meu marido foi muito difícil para mim, tive um começo de depressão e quase abandonei minhas aulas e minhas alunas, mas resolvi continuar em frente dando minhas aulas e foi o que muito me ajudou a preencher o vazio e superar a morte e a falta meu esposo”, disse Áurea de Melo Castilho, professora de pintura, vice-coordenadora do grupo e também responsável pelos famosos bolinhos caipiras que são vendidos em nossas festas paroquiais.

O grupo também tem homens

“Participo do curso de pintura em pano de prato há um ano, e além do que aprendi agora já faço pinturas em caminhos de mesa, e minha esposa faz os acabamentos em crochê, pois ela também faz artesanatos. Estamos produzindo algumas peças e saímos de casa e vamos por aí, eu minha companheira tentando vender nossas artes e termos uma renda extra, pois somos aposentados e temos que tentar dar uma reforçada em nossos ganhos e os artesanatos é uma boa opção para isso”, disse José Delfino de Araújo, aposentado e um dos homens que participa das aulas.

Venha participar!

Nailson Ivanildo de Oliveira – PASCOM

Imprimir

Fatal error: Call to undefined function wp_related_posts() in /home/pnsenhoradefatima/www/wp-content/themes/minhaparoquia/single.php on line 17