A Paróquia

Conheça um pouco da paróquia

Criada na reunião do Conselho Presbiteral, no dia 11 de setembro de 2012, a paróquia teve instalação no dia 25 de janeiro de 2013, em missa solene às 19h30. Também nesta celebração, Dom Moacir Silva deu a posse a seu primeiro pároco, o Padre Reinaldo Braga Ferreira, scj.

Dom Moacir Silva anunciou no dia 18 de setembro, a criação da 44ª paróquia da Diocese, durante a Reunião Geral do Clero. A  paróquia foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Parque Industrial e também ficou sob os cuidados pastorais dos padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, que também atuam na Nossa Senhora de Lourdes.

A história da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, do Jardim Oriente tem sua origem ligada à presença da colônia japonesa. A vinda dos primeiros japoneses ocorreu entre os anos 1950 e 1955, quando então as terras começaram a serem loteadas por Torataro Takitani e a consequente instalação da Fábrica da Kanebo do Brasil.

1976 – Começaram os encontros para a oração do terço em uma casa na Rua Saitama

1978 – Sob a orientação do Pe. Roque José Schmitt, iniciou a formação do primeiro grupo de jovens.
– A primeira missa foi celebrada na Rua Osaka, na casa da senhora Aparecida dos Prazeres.
– A partir de maio de 1978, as missas passam a acontecer sempre no terceiro domingo, às 10h.

1979 – Pe. Roque José Schmitt, pede às Irmãs Salesianas para iniciar a catequese nesta comunidade, os encontros aconteciam no “Salão das Freiras”, no final da Rua Nagano.

1980 – Evangelização da colônia japonesa. Padres japoneses, principalmente da Congregação do Verbo Divino e da Companhia de Jesus (Jesuítas), chegam para a formação cristã deste povo.

 

11986 – A pedra fundamental da primeira capela foi instalada no dia 10 de agosto de 1986, na missa do Dia dos Pais. 31 de agosto de 86, iniciada as obras da construção da igreja.

1989 – Em 13 de maio é inaugurada a capela com a celebração eucarística e a bênção presidida por Dom Eusébio Oscar Scheid.

1996 – Introduzida a missa em japonês, no quarto domingo de cada mês, às 15h.

 

4

 

 

2002 – Com o crescimento da comunidade, a capela ficou pequena, fazendo-se necessária a sua ampliação. Foi adquirido o terreno que fazia fundos com a capela.

 

 

8

 

 

No mês de julho de 2002, a antiga capela foi demolida e o terreno preparado para a obra.

 

 

10

 

 

Em setembro do corrente ano, iniciou-se a construção da nova capela.

 

 

11

 

 

A primeira missa realizada na capela em construção aconteceu no dia 24 de dezembro de 2002, presidida pelo Padre Edson.

 

 

A Paróquia hoje.

A paróquia engloba os bairros, Jardim Anhembi, onde está a Capela Nossa SenhoraAparecida, Jardim América, a Capela Sagrado Coração de Jesus, Jardim Paraíso, Jardim Oriental, Jardim Oriente, Jardim do Céu,Jardim Terras do Sul, Jardim Sul, Conjunto Residencial Sol Nascente e parcela do bairro Rosário, tendo assim uma população estimada de 25 mil habitantes.paróquia

Com uma vida pastoral muito ativa, a paróquia conta hoje com as seguintes pastorais: Pastoral  da Acolhida, Apostolado da Oração, Pastoral Catequética, Coroinhas, Pastoral da Criança, Pastoral da Crisma, Pastoral do Dízimo, Pastoral Familiar, Legião de Maria I e II, Pastoral Litúrgica, Apostolado da Mãe Rainha, Ministros Extraordinários da Comunhão, Movimento Sacerdotal Mariano, dos Grupos de Oração da Renovação Carismática Católica, sendo um o Grupo JUPCRIS, grupo de jovens, Sociedade São Vicente de Paulo com cinco conferências em seu conselho particular, Vigília das Mães, Setor Missionário, Pastoral Vocacional, Pastoral da Saúde, Grupo de Mães – artesanato, Equipe de suporte de Recursos Áudio Visuais (Datashow e som), além é claro dos Conselhos de Pastoral da Comunidade – CPC e Administrativo Econômico da Comunidade – CAEC. Dentre as atividades pastorais o atendimento na catequese atinge cerca de 500 crianças e adolescentes, 150 crismandos.

Pedro Luvizotto
Redação | Jornal Expressão | Diocese de São José dos Campos

Imprimir